quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Zarpada literária - Uma breve percepção sobre o "App do momento" - Lulu

Como de praxe, ao dar uma olhada no feed de notícias em meu facebook, percebi muitas pessoas comentando sobre um aplicativo chamado Lulu. O tal “app”, criado pela jamaicana Alexandra Chong, avalia homens e atribui notas aos mesmos. Em pouco mais de uma semana de existência, já está no ranking dos mais baixados da Apple Store e da Google Play. Quando eu penso que já vi todo tipo de baixaria na internet, ela ainda consegue me surpreender. A criatividade de uns para algo tão invasivo não me decepciona mais que a atitude de mulheres baixarem tal aplicativo para avaliarem, ou lerem a avaliação de outras pessoas, que provavelmente elas não conhecem e nem conhecerão. A identidade dos “julgados”? Uma pessoa que um dia abre uma conta no facebook, automaticamente, aparece com uma nota atribuída anonimamente. No mínimo covarde... Me pergunto o que leva uma mulher a participar desse circo sádico. Falta de inteligência emocional, modismo, instinto de gado, carência, vingança...enfim. Os motivos podem ser os mais variados, porém, como bem disse Pablo Neruda, “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das conseqüências". Espero que os atores judiciais debatam sobre o caso e que principalmente as “julgadoras”que espalham seus julgamentos levianamente (talvez, somente por não terem recebido uma ligação no dia seguinte), não reclamem de solidão ou que não venham despejar um discurso feminista em alguma mesa de bar...

Um comentário: