segunda-feira, 4 de novembro de 2013

GASTRO-ZARPADA (FONDUES BSB)

Olá!

Andei dando uma olhada no clima tempo essa semana, e percebi que essa será uma semana chuvosa, logo, resolvi escrever um pouco sobre Fondue. Você pode estar pensando “Fondue em novembro?”. Sim, caso não se recordem, é muito difícil enfrentar as filas dos restaurantes especializados em fondue nos meses realmente frios em Bsb (maio, junho e julho).

Resolvi escrever sobre 2 locais com características bem diferentes um do outro. Mas antes, pra você que passou na escola colando, um pouco de história: “É originário da Suiça, foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, quando então, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho. A palavra fondue é de origem francesa "fondre" que significa derreter. Por isso o queijo usado precisa ser de fácil digestão.

 A tradicional receita de fondue suiço tem o nome da região onde foi criado Neuchâtel e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como: presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como a fondue se espalhou pelos países vizinhos possibilitando outras variações. Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França e segundo Brillat-Savarin esta era sua receita: "Estabeleça o número de ovos que for empregar de acordo com o número presumido dos comensais. A seguir tome pedaços de queijo gruyère que pese um terço dos ovos, e uma porção de manteiga que pese a sexta parte desse peso. Quebre e bata bem os ovos numa caçarola, juntando depois a manteiga e o queijo ralado ou cortado em fatias finas. Ponha caçarola em fogo forte, e vire a mistura com uma espátula até que ela esteja convenientemente espessa e macia; acrescente um pouco de sal, conforme o queijo for mais ou menos velho e uma boa pitada de pimenta, que é um dos ingredientes essenciais dessa antiga preparação; sirva num prato levemente aquecido; providencie o melhor vinho para beber enquanto come, e verá maravilhas." 
Fonte: http://culinariadaminda.blogspot.com.br/p/origem-do-fondue.html

Vamos ao que interessa : O primeiro é a Cantina Don fondue (109 Norte). O lugar foge à regra dos outros restaurantes especializados em fondue de Brasília. Passa longe de ser luxuoso e extremamente romântico, mas conta com música ao vivo e atende perfeitamente quem zarpa de casa para DE FATO comer fondue. A sequencia começa com o de queijo (fondue de queijo suíço guarnecido de cubos de pães, batata, palmito, salsicha, coquetel e blanquet de peru), seguido pelo fondue bourguignonne (carne vermelha e de frango) guarnecidos de 6 molhos (azeitona, tártaro, alho, cebola, barbecue e vinagrete), farofa e batata suíça, e por fim, para o agrado das formiguinhas de plantão, chocolate guarnecido de frutas (uva, banana, morango e kiwi), marshmallow e biscoito wafer. Tudo muito bem servido!!! Resumindo: O atendimento, a carta de vinhos e a decoração são medianas. Mas a comida é boa, caso isso seja o que realmente te interessa.
Dica: Vive com promoção no Grupon. Site oficial: http://www.donfondue.com.br/

Pulemos agora, para o Au Fondue. Fica na QI 7 do Lago Sul (bairro nobre de Brasília). Tem um clima bem mais reservado e intimista. A sequencia dos fondues são muito boas e bem servidas. Os molhos principalmente o de curry), a decoração e a carta de vinhos são mais bem elaborados. É todo iluminado por velas e conta com um piano ao fundo (cobra-se couvert) o que dá um ar de refinamento e elegância, mas não se engane. O local é pequeno e nem tão arejado, meus olhos ficaram ardendo e meus cabelos com cheiro de fritura (mais que o normal).
Dica: Faça sua reserva, pois são poucas mesas! Analise seus valores antes de zarpar de casa e escolha o que mais lhe apetece e bon apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário