quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A ELEGÂNCIA DO OURIÇO, Muriel Barbery.



No ultimo 23/11, tive a felicidade de comemorar meus 28 anos e consequentemente ganhar alguns belos presentes. No entanto, dedico esse minuto para destacar a magnitude e beleza do livro A ELEGÂNCIA DO OURIÇO de Muriel Barbery. 


Não me recordo quem foi o sábio que me presenteou (caso leia, manifeste-se), o que sei é que há muito não lia algo tão bem escrito, leve e interessante. Com 850 mil exemplares vendidos na França, a filósofa marroquina reuniu em um prédio sisudo de Paris uma zeladora culta, misteriosa e ranzinza, uma adolescente questionadora e inteligente mas que não se enquadra a aristocracia francesa e um cineasta japonês. Deu certo! O livro não objetiva ensinar ou ajudar. Pelo contrário. É despretensioso. É o tipo de literatura que nos faz ter vontade de ir pra cama mais cedo ou trocar um belo dia de sol para, ouvindo a chuva, saboreá-lo no sofá enquanto devora biscoitos de chocolate. É o tipo de livro em que a cada capítulo, você para um pouquinho e olha pro teto, absorvendo a profundidade de cada personagem e se identificando ás vezes. É um tipo de romance bom, que vale a pena e que te da saudades quando termina. Passa longe de literatura barata e mesmo assim, entretém. Parto saudosa para o próximo livro, com a certeza que este entrou para lista dos que me tocaram profundamente....







Lary Israel tem 29 anos, graduada em Relações Internacionais e é apaixonada por História, Filosofia, Astrologia e "Botecologia". É curiosa e expansiva, fazendo sempre o possível para viver uma vida muito bem vivida, o que significa uma boa trilha sonora, bons roteiros, bons bares, vinhos marcantes, cerveja com os amigos, filmes que expandam a mente e um bom livro na cabeceira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário